4 Maneiras de aproveitar melhor o seu tempo

“Há sempre mais tarefas produtivas para amanhã do que tempo para executá-las”

Peter Druker

Esse é o momento do clichê: “Tempo é dinheiro”  você gosta de ver seu dinheiro sendo desperdiçado em qualquer bobagem por aí? Sendo em uma empresa convencional ou home office a sua produtividade é o que faz você se destacar, por isso é preciso administrar muito bem o tempo concluindo suas atividades no prazo.

Têm vezes que você sente que a semana não é o suficiente, a quantia de horas não fecha com as tarefas que precisa realizar. Quando se está neste ponto o estresse aparece. Junto com ele a produtividade diminui ainda mais e passa a perder seus momentos de intervalos e lazeres para compensar.

Como todos nós queremos ser aquele profissional que se destaca, que entrega suas tarefas no prazo e com qualidade. Separamos 4 dicas importantíssimas para aproveitar melhor o seu tempo de forma saudável:

1- Organize-se

Defina um horário para suas atividades, as coisas não vão funcionar se você acordar um dia às 7:00 e outro às 11:00.

É importante saber antecipadamente o que irá fazer, o horário que irá focar no seu projeto, o horário que vai continuar aquele curso que tanto quer.

Defina prioridades, antes de começar suas tarefas estabeleça as atividades que são necessárias concluir. Deixe as que tem um prazo maior por último, caso sobre um tempinho você adianta elas.

Entenda seus momentos de maior produtividade, tem gente que produz muito mais logo pela manhã, outros trabalham muito melhor a noite. Defina suas tarefas mais difíceis para estes momentos que têm mais facilidade.

Escreva no bloco de notas, na sua agenda ou qualquer outro modo de visualizar e saber o que você precisa fazer e em quais horários irá fazer cada tarefa. Caso escolha um aplicativo no celular tenha muito cuidado, uma olhada no aplicativo e acaba distraindo-se com as notificações pessoais. Por isso sugiro o site Todoist onde consegue fazer as listas sem precisar acessar o celular.

Quanto menos distrações melhor, certo?

2- Tenha foco

Muito cuidado com aquelas promoções imperdíveis no e-mail e também em abri-lo de cinco em cinco minutos. Olhe e-mails entre as tarefas concluídas ou pode até definir um momento do dia apenas para a atividade de olhar e responder e-mails.

Não tente fazer tudo ao mesmo tempo, você já definiu suas prioridades, criou sua lista de tarefas. Agora coloque ela em prática, uma atividade por vez. Assim você consegue terminar mais rápido e ainda elaborar suas tarefas com muito mais qualidade.

Deixe seus problemas pessoais fora do expediente. Não irá ajudar em nada interromper sua produtividade com coisas que irá resolver só quando terminar o trabalho ou chegar em casa.

3- Guarde o celular

Hoje em dia as redes sociais têm um papel muito importante em nossas vidas, por elas acompanhamos nossos amigos, familiares e qualquer outra coisa que gostamos. Porém, não tem porquê passar horas e horas rolando o seu feed notícias do Facebook ou abrindo seu Whatsapp de 5 em 5 minutos.

Tal atitude vai te atrapalhar e muito! De uma hora pra outra é díficil, mas é necessário diminuir o tempo nas redes, de preferência no horário de trabalho e concentração deixar o celular bem guardadinho na gaveta.

4- Faça intervalos

Pare, tome um cafezinho. Por incrível que pareça nós não somos máquinas! Sempre há aquele momento em que precisamos fazer uma pausa, tomar um café e respirar bem fundo. Seu trabalho não vai ser bom  se não houver bem estar.

Lembre-se do que comentamos na dica 1, é preciso entender seus momentos de maior produtividade. Mas também é necessário aceitar os momentos em que as coisas não fluem. Aproveite estes momentos para fazer seus intervalos, para esvaziar a cabeça e relaxar por alguns minutos. Quando voltar ao trabalho com certeza estará renovado!

 

É difícil mudar hábitos que na maioria das vezes estão a anos com você, mas com pequenas mudanças no dia a dia acaba ficando mais simples. No início será preciso se fiscalizar, cuidar para estar cumprindo sua nova rotina e metas. Só que depois de um tempo você irá se adaptar tão bem que nem precisará pensar mais nisso.

Seguindo estas dicas com atenção sem dúvidas irá aproveitar melhor o seu tempo. Agora que já leu todo este texto de dicas, que tal comentar o que achou? Será muito bom saber de que forma estas dicas lhe ajudarão a aumentar sua produtividade gerindo seu tempo da melhor maneira possível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s